Sede


A Escola Técnica Elementar de Manuel da Maia inaugurada em 1962, passou depois a Escola Preparatória, sendo atualmente Escola Básica com 2.º e 3.º ciclos.

Na escola sede localizam-se todos os serviços de apoio ao funcionamento do agrupamento.

A escola é frequentada por cerca de quinhentos alunos com idades entre os nove e os dezoito anos.

A sua zona de inserção apresenta características muito diversificadas em termos económicos, sociais e culturais.

 Sede: Escola Manuel da Maia

 

Patrono


O Agrupamento tem como patrono Manuel da Maia (1677-1768), figura notável da nossa História. Homem de mérito, generoso e culto, foi mestre de príncipes, tradutor de diversas obras militares francesas, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, Brigadeiro, Enfermeiro-mor do reino, Guarda-Mor da Torre do Tombo, cronista da casa de Bragança e membro da Academia Real de História de Portugal.

Destacou-se pelo seu papel ativo na ampliação do Hospital das Caldas da Rainha e na reedificação da cidade de Lisboa, após o Terramoto de 1755. A ele se deve ainda a construção do Aqueduto das Águas Livres, na sequência de um estudo aprofundado sobre a canalização das águas, bem como a recuperação do inestimável espólio da Torre do Tombo.

De realçar a faceta solidária de Manuel da Maia, para quem os mais carenciados eram uma preocupação constante, contribuindo para a sua causa com grande parte do seu património.

Morreu em 1768 e está sepultado na Casa do Capítulo do Convento de S. Pedro de Alcântara.

 

Visita Guiada


Entrada Átrio
Pátio Norte Pátio Sul
Biblioteca  
Refeitório Bar dos alunos
Ginásio 1 Ginásio 2