Serviços Especializados de Apoio à Inclusão

Os Serviços Especializados de Apoio à Inclusão são constituidos por 2 estruturas:

Serviço de Psicologia e Orientação – SPO

A criação do Serviço de Psicologia e Orientação foi consagrada na Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei n.º 46/86, de 14 de outubro. Este Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo, integrada na rede escolar, que desenvolve a sua ação nos estabelecimentos de educação ou de ensino inscritos na sua área de influência. Assegura o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no seio do agrupamento e entre este e a comunidade, tal como estipulado no Decreto-Lei nº 190/91, de 17 de maio, bem como a restante legislação em vigor. Estes serviços regem-se por regulamento próprio.

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Manuel da Maia desenvolve a sua atividade desde o pré-escolar até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico. Efetua a avaliação especializada de situações problemáticas a nível do desenvolvimento pessoal, do comportamento e da aprendizagem de crianças e jovens que frequentam o agrupamento de escolas.

Gabinete de Atendimento Prioritário – GAP

No âmbito do Programa TEIP, as escolas do Agrupamento definem e implementam um plano de melhoria que, no âmbito do projeto educativo e da autonomia da escola, integram um conjunto diversificado de medidas e ações de intervenção na escola e na comunidade.

O Gabinete de Atendimento Prioritário (GAP), criado no espírito do Programa TEIP, visa focar a sua ação na prevenção e redução de situações de indisciplina.

O Gabinete de Atendimento Prioritário é o espaço físico que recebe os alunos a quem se aplica a medida corretiva de ordem de saída da sala de aula e demais locais onde se desenvolva o trabalho escolar.

Gabinete de Apoio ao Aluno – GAA

O Gabinete de Apoio ao Aluno é uma estrutura existente na escola no âmbito do Projeto TEIP que desenvolve a sua ação na prevenção do absentismo e abandono escolar, promovendo a diminuição de situações indisciplina potenciando uma boa articulação entre escola e família.

Educação Especial

O grupo de Educação Especial, grupo de recrutamento 910, é um serviço especializado que, em articulação com outros Serviços do Agrupamento e da Comunidade, tem como objetivo, responder às necessidades específicas dos alunos com limitações significativas ao nível de atividade e participação, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.