A Escola Técnica Elementar de Manuel da Maia inaugurada em 1962, passou depois a Escola Preparatória e por Escola Básica com 2.º e 3.º ciclos. É desde 2020 Escola Básica Integrada
Na escola sede localizam-se todos os serviços de apoio ao funcionamento do agrupamento.
A escola é frequentada por cerca de 500 alunos com idades entre os três e os dezoito anos.
A sua zona de inserção apresenta características muito diversificadas em termos económicos, sociais e culturais.
O Agrupamento tem como patrono Manuel da Maia (1677-1768), figura notável da nossa História. Homem de mérito, generoso e culto, foi mestre de príncipes, tradutor de diversas obras militares francesas, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, Brigadeiro, Enfermeiro-mor do reino, Guarda-Mor da Torre do Tombo, cronista da casa de Bragança e membro da Academia Real de História de Portugal.
Destacou-se pelo seu papel ativo na ampliação do Hospital das Caldas da Rainha e na reedificação da cidade de Lisboa, após o Terramoto de 1755. A ele se deve ainda a construção do Aqueduto das Águas Livres, na sequência de um estudo aprofundado sobre a canalização das águas, bem como a recuperação do inestimável espólio da Torre do Tombo.
De realçar a faceta solidária de Manuel da Maia, para quem os mais carenciados eram uma preocupação constante, contribuindo para a sua causa com grande parte do seu património.
Morreu em 1768 e está sepultado na Casa do Capítulo do Convento de S. Pedro de Alcântara.
Esta escola é a que integra um maior número de alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.
No quadro da evolução social do país a escola acolhe hoje também alunos estrangeiros provenientes do Brasil,PALOPs, China e Países de Leste.
O contexto económico dos agregados familiares é heterogéneo, existindo situações de desemprego, trabalho precário e famílias pertencentes a um nível socioeconómico médio.
A escola, situada na Tapada das Necessidades, funciona numa estrutura pré-fabricada e inclui, desde o ano letivo 2012/13, uma sala de Jardim de Infância. A Escola entrará em obras de remodelação brevemente.
Neste edifício funciona o pré-escolar e o 1º ciclo e também a valência de Apoio à Família (CAF) bem como as AECs, a cargo da Junta de Freguesia da Estrela.
Fernanda de Castro nasceu em Lisboa no dia 8 de Dezembro de 1900 e morreu na mesma cidade a 19 de Dezembro de 1994. Escreveu poesia, romance, teatro e até um livro de introdução à botânica. Criou e desenvolveu a Associação Nacional dos Parques Infantis, inaugurando o primeiro parque no dia 6 de Novembro de 1933.